NAMPULA ATÉ FINAL DO ANO HAVERÁ MAIS ÁGUA POTÁVEL PARA MEIO MILHÃO DE PESSOAS


Na Província de Nampula, a mais populosa do país, o governo projecta disponibilizar mais água potável, para cerca de meio milhão de habitantes, elevando a taxa de cobertura dos actuais 48,5 para  53,4 por cento.

A informação foi partilhada, nesta terca-feira, pelo Governador Provincial de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, na terceira Sessão Ordinária do Conselho Excuctivo Provincial, alargada aos administradores dos 23 distritos que compõem o território.

Nampula tem uma populacao estimada em 6.1 milhões de habitantes, sendo 51.4 por cento mulheres.

A produção global de Nampula irá registar um aumento na ordem de 5,9 por cento, ao passar dos actuais 91.767,35 milhões de meticais em 2019, para 97.159,59 milhões de meticais em 2020.

Em 2020, o destaque vai para a construção de 260 furos de água, reabilitação de 250 fontes e a construção de 21 pequenos sistemas de abastecimento para beneficiar 425 mil pessoas, o que poderá elevar a  taxa de cobertura dos actuais 48.5 para 53.4 por cento, revelou.

Noutras áreas como a produção de alimentos e culturas de rendimento o governante afirmou que também se prevê um cresceimento de perto de três por cento.

Os níveis de produção e produtividade agrícola também crescerão, passando das actuais 10.470,944, para 10.732,023 toneladas de produtos diversos, o que irá representar uma contribuição de 55,1 por cento na produção global da provincia, prevendo-se comercializar um total de 4.547,832 toneladas de produtos diversos , adiantou. 

Noutras áreas, reputadas de importantes pelo governador provincial, destaque ainda para os transportes e comunicações e indústria tranformadora.

 Nos transportes e comunicações, teremos uma contribuição de 17, por cento, resultante do incremento do transporte ferroviário e aéreo de carga e de passageiros.

Na indústria transformadora, o peso de contribuição será de 15.6 por cento, em resultado da implementação do plano operacional de comercialização agrícola, apontou.

Segundo o governante a expectativa é que Nampula atinja um crescimento de pouco mais de oito por cento.

Espera-se que em 2020, se alcance um montante de 18.582,09 milhões de medicais de receitas, com um crescimento de 8.9, por cento. No global, o orçamento de investimento dos sectores provinciais será de 114.692,53 mil meticais, anotou.

Manuel Rodrigues chamou a atenção dos governantes de nível provincial e distrital para a melhoria da capacidade de colecta de receitas.

 Com vista a melhoria cada vez mais da qualidade de vida da nossa população, rumo ao bem estar social e económico, atenção especial deve ser dada à melhoria da nossa capacidade de colecta de receita, pois parte significativa das nossas acções deverá ser financiada através de receitas locais, alertou.

O governador justificou a presença de todos os administradores distritais, nesta sessão do Conselho Executivo Provincial, por estarem em contacto mais directo com a populaçãao.

 As acções prescritas nos planos terão lugar nos distritos, entanto que unidades territoriais onde reside a nossa população, o nosso grupo alvo, consideramos prudente e justificável ,a presença dos administradores distritais para, por um lado, colhermos alguma sensibilidade e por outro, familiarizarem-se e apropriarem-se dos mesmos, concluiu.

Nesta sessão do Conselho Executivo Provincial, foi apresentada a versao final do plano nacional de desenvolvimento territoerial , feita por tecnicos do Minsterio da Terra e Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE CHÓKWE REFORÇA OS POSTOS DE SAÚDE E OS MERCADOS URBANOS EM MATERIAL DE HIGIENIZACÃO

MABOTE AFINA À MÁQUINA PARA O RETORNO ÀS AULAS NO DIA 27 DE JULHO

QUEWENE JA TEM ESCOLA SECUNDÁRIA