MANICA ACOLHE A 1ª REUNIÃO COM A ASSOCIACAO MOÇAMBICANA DA INDÚSTRIA AVÍCOLA


Decorreu na tarde de hoje na Cidade de Chimoio a 1ª Reunião com a Associação Moçambicana da Indústria Avícola, presidida por Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural , que contou com a participação de todos actores da Cadeia de Produção do Frango, com objetivo de: delinear estratégias com vista a tornar o sector avícola mais robusto e que contribua de forma significativa no desenvolvimento do país. 

O Representante da Associação Moçambicana da Industria Avícola, vincou a pertinência do encontro para definição de estratégias de forma a tornar o sector avícola uma força motriz do desenvolvimento de Moçambique. Disse que neste período de Estado de Emergência este sector assumiu o compromisso de continuar a abastecer o mercado nacional pois, o frango e ovo para além de serem produtos essenciais na dieta alimentar, também são produtos sociais.

Dirigindo-se aos presentes, Francisca Domingos Tomás, Governadora da Província saudou o facto do MADER ter escolhido a Província de Manica para ser anfitriã deste evento. Falou da importância do evento que, para além de servir de auscultação dos desafios enfrentados por este sector, também vai servir para a definição de estratégias de forma a tornar a cadeia de produção do frango e do ovo mais robusta e auto sustentável.

 A Governadora da Província, realçou as enormes potencialidades e condições agro ecológicas de que Manica dispõe para catapultar este sector, facto consubstanciado com a realização do Festival do Frango (espaço privilegiado para a divulgação das potencialidades do sector avícola), estando previsto o II Festival para mês de Setembro do presente ano.

Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse no acto da abertura, que é expectativa do Governo nesta reunião, em conjunto com todos os intervenientes da cadeia de produção do frango, a definição de directrizes do plano de desenvolvimento do sector avícola, crucial para o crescimento econômico do país. 

 Disse que actualmente o país produz aproximadamente cerca de 100 mil toneladas de frango, empregando cerca de 75 mil pessoas em toda cadeia de produção. Mas, mesmo assim, tem se verificado a importação do frango. O Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, disse que é objetivo do governo aumentar os níveis de produção para que até o final do ano, o país pare de importar o frango e passe a exportar para o mercado regional e internacional e assim duplicar os postos de emprego dos actuais 75 mil.

Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural falou da necessidade de se definir estratégias por forma a tornar o frango e o ovo não um produto de luxo, mas sim, um produto acessível a qualquer cidadão e seja parte integrante da sua dieta alimentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE CHÓKWE REFORÇA OS POSTOS DE SAÚDE E OS MERCADOS URBANOS EM MATERIAL DE HIGIENIZACÃO

MABOTE AFINA À MÁQUINA PARA O RETORNO ÀS AULAS NO DIA 27 DE JULHO

QUEWENE JA TEM ESCOLA SECUNDÁRIA