Mais Água potável para o Distrito de Mabote na Província de Inhambane


No Povoado de Macura na Localidade de Chitanga no Posto Administrativo de Mabote Sede  está a ser construído um Sistema de Abastecimento de Água no âmbito do reforço da capacidade de resiliência as mudanças climáticas e sua adaptação. A iniciativa é do Governo do Distrito de Mabote com o suporte do Projecto LoCal que tem estado a apoiar 5 distritos na Província de Inhambane em coordenação com os Serviços Províncias de Economia e Finanças. Macura dista a 57 Km da Vila Sede do Distrito de Mabote .

Foi neste contexto que Carlos Mussanhane, Administrador do Distrito de Mabote, procedeu na tarde do último sábado dia 11 de Julho de 2020, ao lançamento da primeira pedra para o arranque das obras de construcao que estão orçadas  em pouco mais de 3 milhões  e novecentos mil meticais e com um período de 4 meses de execução. A cerimonia obedeceu a todas as medidas impostas pelo Estado de Emergência. 

Na ocasião, o Administrador do Distrito de Mabote agradeceu a população ali presente por ter identificado o local e a necessidade da agua. No âmbito do papel do Conselho Consultivo,  saudou a todos por estarem a cumprir com as medidas de prevenção contra a COVID 19 num sinal claro de respeito pelas orientações de Filipe Jacinto Nyusi Presidente da República de Moçambique que tudo está a fazer para o combate à propagação da COVID 19 .

Mussanhane disse que o Governo do Presidente Filipe Nyusi está a criar várias condições para que a população tenha acesso a água potável e que  a meio do Coronavírus esta obra será sem dúvidas mais um contributo para que se possa lavar as mãos com a regularidade necessária. Por outro lado, referiu que este bem precioso sera útil para a agricultura, abeberamento do gado o que de certa maneira contribuirá para o combate à fome. A produção, resultante da pratica da agricultura, sera uma fonte de renda através da comercialização dos produtos.

O Administrador do Distrito convidou ao empreiteiro para ser escravo dos prazos e das específicaçōes técnicas como forma de assegurar a qualidade da obra. Respeitar o desejo da população de Macura que é de ter água dentro de 4 meses .

O Sistema será composto por tanques de Abastecimento de Água , 2 Fontenarias, lavandaria Comunitária e um mecanismo para o abeberamento do Gado . Esta obra resulta da consulta feita a população sobre onde poderia ser erguido o sistema sabido que a sede da localidade já dispõe de um Sistema que foi inaugurado em 2019 pelo Ministro das Obras Publicas e Recursos Hídricos Osvaldo Machatine .

Na mesma ocasião o Administrador informou que o Distrito está a trabalhar com mais parceiros para se juntarem aos desafios da População de Mabote que tudo tem estado a fazer para combater a fome .

Ainda neste mês de Julho de 2020, será lançada a primeira pedra para construção de um Sistema idêntico na Localidade sede de Zimane no Posto Administrativo de Zimane que dista a 82 Km da Vila Sede de Mabote  onde está também projectada a construção de uma central fotovoltaica  que irá garantir numa primeira fase a eletrificação de 180 casas num projecto liderado pelo FUNAE .

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE CHÓKWE REFORÇA OS POSTOS DE SAÚDE E OS MERCADOS URBANOS EM MATERIAL DE HIGIENIZACÃO

MABOTE AFINA À MÁQUINA PARA O RETORNO ÀS AULAS NO DIA 27 DE JULHO

QUEWENE JA TEM ESCOLA SECUNDÁRIA